Águas da Covilhã
01 Jan 1970

“A forma mais eficaz de garantir sistematicamente a segurança de um sistema de abastecimento para consumo humano consiste numa metodologia integrada de avaliação e gestão de riscos que englobe todas as etapas do abastecimento de água, desde a captação até ao consumidor. Neste documento, este tipo de abordagem denomina-se de Planos de Segurança da Água (PSA).”

(2004) (WHO Guidelines for Drinking Water Quality).


Assim, a ADC encontra-se a implementar desde 2015 Planos de Segurança da Água (PSA) nos sistemas de abastecimento da sua responsabilidade, no seguimento do repto lançado pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos. Sendo uma das missões a garantia da qualidade e quantidade no fornecimento de água no Concelho da Covilhã, a ADC, reconhece que a implementação de PSA constitui uma mais valia como ferramenta incontornável na garantia da qualidade da água, desde a origem até à torneira do consumidor.

 A Introdução da Avaliação de Risco como suporte à aprovação dos Programas de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) tem início obrigatório do envio de informação à ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, em 2022, com efeitos no PCQA de 2023.

O PSA contempla a totalidade do sistema de abastecimento da ADC, desde as áreas onde estão localizadas as origens que a empresa utiliza para produção de água destinada ao consumo humano (Albufeira Cova do Viriato, minas e poços) até às torneiras dos consumidores finais (tratamento, distribuição e rede predial).