Águas da Covilhã
Historial

ADC, uma empresa pública municipal

Actualmente e após deliberações da Câmara Municipal da Covilhã e da Assembleia Municipal respectivamente, tomadas nas reuniões de 19 de Março de 2008 e 4 de Abril de 2008, foi realizada a 10 de Julho de 2008 a escritura de cessão de uma participação social de 49% do Capital Social à firma AGS – HIDURBE – Serviços Ambientais, S.A., com sede na Rua Senhora da Estrela, número vinte, freguesia de Boidobra, concelho da Covilhã, pertencendo 51% do Capital Social ao Município da Covilhã.

Fazem parte integrante da escritura os estatutos da empresa, o acordo parassocial e o relatório final da Comissão de Negociação das Propostas do Concurso Público.

Afim de assegurar uma adequada prestação dos Serviços do Ambiente no concelho, trabalham nesta instituição 120 funcionários, entre pessoal requisitado ao quadro da Câmara Municipal e contratados pela empresa.

A área da responsabilidade da ADC - Águas da Covilhã, EM distribui-se por 31 freguesias, com uma população total de aproximadamente 54 506 (mil) habitantes (Censos 2001, INE). A sua cobertura no que se refere à distribuição de água regista valores próximos dos 100% na zona urbana e ligeiramente superior em relação à cobertura da drenagem dos esgotos na zona urbana, que se cifra em 99,7%.

A recolha de resíduos sólidos é feita a 100%. A área total dos espaços verdes em todo o Concelho da Covilhã é de 122.179 m2, correspondendo a mais de 12 ha. numa área total concelhia de 556.43 Km2.

Os Serviços Municipalizados da Covilhã foram transformados numa empresa pública municipal por deliberação da Câmara Municipal tomada na reunião extraordinária realizada a 13 de Dezembro de 2005 e na Assembleia Municipal a 23 de Dezembro de 2005.
A escritura da transformação dos Serviços Municipalizados da Covilhã em empresa pública municipal A.D.C. - Águas da Covilhã, EM foi realizada no dia 3 de Março de 2006 e dotou esta empresa de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial sujeita à superintendência da Câmara Municipal da Covilhã.

Nos termos dos estatutos a empresa por delegação da Câmara Municipal tem por objectivo principal a gestão e exploração dos serviços municipais do ambiente, nomeadamente, abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais urbanas, limpeza pública, recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos e dos parques e jardins, podendo, ainda exercer actividades acessórias relacionadas com o ambiente.