No sistema de distribuição pública o programa de controlo operacional foi implementado de forma a garantir uma observação permanente e contínua. A recolha das amostras é efetuada nas adutoras, fontes, fontanários, fins de rede e condutas de ligação dos reservatórios à rede, com uma dispersão adequada à avaliação da qualidade da água em toda a rede de distribuição pública.
O controlo é efetuado em amostras de água colhidas nas torneiras normalmente utilizadas pelos consumidores, no interior dos prédios (redes prediais), tais como escolas, hospitais, cafés, restaurantes, hotéis e edifícios particulares.
Não é possível garantir que a qualidade da água da rede pública que chega ao contador se mantenha no interior do prédio, uma vez que pode ser afetada pelas condições em que se encontra a rede do prédio e do próprio apartamento, condições essas que são da responsabilidade dos proprietários/utilizadores.
Por forma a garantir a qualidade da água que consome:
A ADC - Águas da Covilhã EM, tem como um dos seus principais focos de atuação, garantir permanentemente a qualidade da água que distribui, dentro dos elevados padrões de qualidade da água que lhe é fornecida.