Águas da Covilhã
01 Jan 1970

ÁGUA

Água - Prioridade à quantidade e à qualidade

Fornecer água aos munícipes do Concelho, além de todos os que aqui trabalham e estudam, desde há 83 anos, inicialmente na zona da Grande Covilhã e nos anos seguintes progressivamente a todas as localidades com uma cobertura de 99% (incluindo já uma grande área das habitações isoladas) tem sido uma das atividades da ADC - Águas da Covilhã, EM.

Tem sido investido todos os anos algumas centenas de milhares de euros para que a água chegue a todos os locais onde é necessária e cumprindo todas as normas de qualidade, sendo de realçar os investimentos em curso na renovação das redes na Cidade e todos os restantes nas freguesias no Concelho.

Para o efeito nos últimos quatro anos tem sido cumprido um plano de conservação e manutenção de todos os reservatórios e respetivos equipamentos, de modo a garantir o abastecimento contínuo de água potável.

Está em curso a constituição da nova empresa municipal AEC - Águas e Energia da Covilhã, EM entre o Município da Covilhã e um consórcio privado, de acordo com o concurso entretanto realizado, para que o abastecimento de água de consumo humano seja feito a partir unicamente de ETA(s) com a água captada nas duas novas barragens a construir na Ribeira das Cortes e na Atalaia - Teixoso.

Quanto à quantidade, porque só é rico quem poupa, não devemos nunca esquecer que sendo a água uma dádiva da natureza, não é, no entanto infinita, razão pela qual se está a cumprir um programa de rega dos jardins e espaços verdes com água não tratada.