Covilhã Sustentável - Águas da Covilhã, EM

Covilhã Sustentável

O projeto Covilhã Sustentável expressa um novo conceito para a gestão mais eficiente e sustentável dos diversos recursos utilizados pela sociedade no seu dia-a-dia. 

Com implementação deste projeto será possível diminuir a deposição de resíduos em aterro potenciando a sua valorização, na ótica do cumprimento da política dos 5 R´s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), cumprindo os objetivos e políticas estabelecidos pela União Europeia, seguindo a estratégia que defenda a sustentabilidade social-económico-financeira do serviço de gestão de resíduos. Neste contexto, a gestão do investimento, bem como a motivação dos cidadãos para a participação nas medidas apresentadas, são dois dos pontos cruciais para a implementação deste plano.

A concretização dos resultados das medidas e ações do PAPERSU impõe um alargamento e diversificação dos modelos de recolha de frações valorizáveis de resíduos, sobretudo de Biorresíduos.

O primeiro passo, e aquele que se apresenta como sendo mais inovador, é a implementação da nova campanha de recolha de Biorresíduos, no âmbito do Programa RecolhaBio.

Uma operação de recolha bem-sucedida, engloba para além da recolha, transporte e tratamento eficiente destes resíduos, a colaboração de todos os agentes e em especial da sociedade na implementação de um plano de ações estratégicas que garantam o sucesso do projeto e a obtenção de benefícios comuns de médio e longo prazo.

Assim, para além do investimento em equipamentos e recursos técnicos, é fundamental investir na sensibilização e mobilização da população, bem como na realização de ações de monitorização, que garantam para além da sua adesão da mesma a eficácia da operação, neste caso em concreto, para a recolha de Biorresíduos.

Presentemente, foram adquiridos os equipamentos necessários para a implementação do projeto-piloto de recolha e transporte de Biorresíduos, nomeadamente uma viatura 100 % elétrica para a recolha, 2600 contentores de 7 litros, 250 de 120 litros e 60 de 770 litros.

Este projeto piloto abrange cerca de 18% da população do concelho e incide sobre três eixos:

  • recolha porta-a-porta em utilizadores domésticos, na freguesia de Cortes do Meio, e em grandes produtores instalados na cidade da Covilhã (estabelecimentos hoteleiros, comércio e serviços e unidades de apoio social);
  • recolha de contentores de proximidade, em três bairros urbanos na cidade da Cidade da Covilhã, na freguesia de Verdelhos e na freguesia de Paúl e na localidade de Sarzedo;
  • instalação de Biocompostor na Escola Básica n.º 2 de Paúl.

É objetivo da ADC alargar faseadamente a rede de recolha de Biorresíduos a todo o Concelho até final do ano de 2030.