Águas da Covilhã
Controlo analítico

Sistema de Distribuição Pública

No sistema de distribuição pública o programa de controlo operacional foi implementado de forma a garantir uma observação permanente e contínua. A recolha das amostras é efetuada nas adutoras, fontes, fontanários, fins de rede e condutas de ligação dos reservatórios à rede, com uma dispersão adequada à avaliação da qualidade da água em toda a rede de distribuição pública.

Sistemas de Distribuição Predial

O controlo é efetuado em amostras de água colhidas nas torneiras normalmente utilizadas pelos consumidores, no interior dos prédios (redes prediais), tais como escolas, hospitais, cafés, restaurantes, hotéis e edifícios particulares.

Não é possível garantir que a qualidade da água da rede pública que chega ao contador se mantenha no interior do prédio, uma vez que pode ser afetada pelas condições em que se encontra a rede do prédio e do próprio apartamento, condições essas que são da responsabilidade dos proprietários/utilizadores.

Por forma a garantir a qualidade da água que consome:

  • Certifique-se que os materiais utilizados nos sistemas de abastecimento da rede predial são os indicados para esse fim;
  • Garanta que água não tratada, proveniente de poços, furos, minas, etc., não circula nas tubagens de água da habitação;
  • Se no seu prédio existir reservatório/cisterna deverá cumprir o artigo 54º do Regulamento em vigor na ADC - Águas da Covilhã EM e seguir as indicações referenciadas.

A ADC - Águas da Covilhã EM,  tem como um dos seus principais focos de atuação, garantir permanentemente a qualidade da água que distribui, dentro dos elevados padrões de qualidade da água que lhe é fornecida.